Alergia a maquiagem. O que fazer?

    A maioria das mulheres adoram maquiagem, é uma forma de realçar a beleza, cobrir algumas imperfeições e dá um charme. Mas quando os produtos usados causam alergia, o que fazer? A doutora Evandra de Moura Rabello, cirurgiã plástica, especialista em problemas de pele, responde pra a gente.



Blog da Pri: Como diagnosticar uma alergia a maquiagem? 

Drª Evandra: Independentemente do tempo de uso,  produtos/marcas que você usa há muito,
o diagnóstico é feito pelo exame físico dermatológico, e pode ser confirmado pelo Patch-test, ou teste alérgico de contato (exame laboratorial).

Blog da Pri: Quais são os principais sintomas da alergia a maquiagem?

Drª Evandra: Não importa se você usa há muito tempo,se é usado pela primeira vez, os sinais e sintomas de alergia à maquiagem são : os vergões vermelhos , prurido ou coceira, áreas ressecadas ou descamativas, bolhas, dores, erupções acneicas.

Blog da Pri: Há casos que a alergia só acontece com o uso de certas marcas ,geralmente aquelas de menos qualidade, e com maquiagens de melhor qualidade não haver reação alérgica?

Drª Evandra: Alergias podem ocorrer com qualquer marca de produtos, basta que contenham o elemento que funciona como desencadeador da reação alérgica. As reações também podem ser cruzadas: a pessoa tem alergia a um componente de desodorante, por exemplo. Se uma base ou sombra contiver a mesma substância do desodorante, a pessoa será também alérgica à estes produtos, mesmo que nunca os tenha usado antes.

Blog da Pri: Maquiagens hipoalergênicas resolvem o problema?

Drª EvandraNem sempre, pois mesmo as maquiagens hipoalergênicas precisam conter conservantes, os quais são os principais causadores de reações alérgicas.

Blog da Pri: Existe cura/tratamento para este tipo de alergia?

Drª EvandraOs tratamentos fazem a regressão dos sinais e sintomas, mas se a reação alérgica for verdadeira (patch teste positivo), somente o não uso da substância é que mantém as crises ausentes. Qualquer contato reiniciará uma crise, que pode ser mais grave a cada vez. Esta reação perdura a vida toda sem cura. Nas dermatites irritativas, muitas vezes basta remover o produto por algum tempo. Depois que a reação cessar, o produto pode até ser reintroduzido, mas sempre em menores doses, e maiores intervalos.







Dra Evandra de Moura Rabello
Cirurgiã Plástica
CREMESP 80034
RQE 29.871





______________________________________//_______________________________

Patch-test 

O que é?

Este teste consiste na aplicação de fitas adesivas no dorso do paciente, contendo diferentes substâncias, por 48 horas, para a primeira leitura e por mais 72-96 horas, para a segunda leitura.

Pra que serve?

É realizado para o diagnóstico da dermatite de contato alérgica.

Como é feito?

As substâncias componentes do teste são colocadas na região dorsal do paciente, através de contensores especiais, devendo permanecer em contato com a pele durante 48 horas. Após esse período, os contensores são retirados, procedendo-se a primeira leitura. A segunda leitura é realizada 72-96 horas após a colocação dos contensores.
A interpretação dos testes deve ser sempre correlacionado com o histórico clínico do paciente, e realizado por um médico especialista.

Preparo para o teste de contato ou patch-test

Antes de qualquer teste o médico deverá fazer uma série de perguntas para obter um histórico médico detalhado. Isto pode incluir questões sobre doenças, condição emocional e social, trabalho, ambiente, estilo de vida, comidas, hábitos alimentares e uma lista de medicamentos para avaliar a necessidade da pausa de algum para o teste.
Fonte: http://www.cardialmed.com/exames/alergologia/teste-de-contato-patch-test.html

CONVERSATION

0 comments:

Postar um comentário

Voltar
para o topo